A tradução literal da expressão inglesa outdoor “do lado de fora da porta”. Publicitariamente uma abreviatura da expressão outdoor adevertisng, que significa “propaganda ao ar livre”. No Brasil, denomina-se outdoor a tabuleta de 9 metros de comprimento por 3 de altura, onde são afixadas 32 folhas de papel que, em conjunto formam a mensagem. Todo outdoor a uma propaganda ao ar livre, mas nem toda propagando ao ar livre é outdoor.

O outdoor é um dos meios que mais exibe o produto. E que menos explica – Poucas vezes um produto é exibido em dimensões tão ampliadas e de forma tão intermitente como num outdoor. Suas dimensões e o período em que ele exibe uma mensagem (24 horas por dia, durante 14 dias) o torna um dos meios que mais expõe (quantativamente) um produto ou serviço.

Pouquíssimos consumidores estão lendo jornais e revistas durante o ato da compra. Tampouco vendo televisão ou escutando rádio. Porém, um cartaz bem colocado (na frente de um supermercado, por exemplo) pode servir como um enorme material de ponto de venda, decidindo a compra final por parte do consumidor, ou até mesmo informando sobre um produto que esse consumidor não conhecia até passar em frente ao supermercado.

FRONTLIGHT

FRONTLIGHT designa um tipo de mídia exterior de altíssimo impacto visual. Consiste em um painel suspenso por um poste resistente, em geral a grandes alturas, onde uma lona impressa aplicada. Essa lona é iluminada por refletores externos, formato que deu origem ao nome do veículo. Com formatos avantajados, insere-se com destaque no ambiente dos grandes centros urbanos ou mesmo em trechos rodoviários, pois possibilita visualização de longa distância.

Sua característica de construção, iluminação e formato são os fatores que proporcionam um dos mais altos índices de Recall da categoria, pois impressiona pessoas em grande número, dia e noite, tornando sua comunicação muito mais eficiente.

SOBRE A BI-SEMANA

A constante preocupação das exibidoras de Outdoor filiadas a Central de Outdoor resultou em um novo formato de veiculação denominado BI-SEMANA, desenvolvido para melhor atender as necessidades do mercado publicitário, em todo o Brasil. A BI-SEMANA é o resultado de um elaborado estudo junto aos departamentos de mídia das agências, que visa buscar e adequar ainda mais o impacto do Outdoor nas campanhas e lançamentos de produtos.

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